O trabalho do parto e o nascimento - Pré-parto e parto

O trabalho do parto e o nascimento - Pré-parto e parto

De acordo com os textos médicos, o trabalho do parto tem três estágios: o primeiro estágio envolve dilatação total, ou abertura, do colo do útero, o músculo entre o útero e o canal de parto. Na segunda fase do parto, o bebê é expelido do útero através do colo e do canal de parto. Na terceira fase, a placenta é expelida.

O nascimento - Pré-parto, o trabalho de parto e parto

De acordo com os textos médicos, o trabalho do parto tem três estágios: o primeiro estágio envolve dilatação total, ou abertura do colo do útero, o músculo entre o útero e o canal de parto. Na segunda fase do parto, o bebê é expelido do útero através do colo e do canal de parto. Na terceira fase, a placenta é expelida.

Esses três estágios muitas vezes não refletem as experiências de trabalho do parto das mulheres: o pré-parto é o primeiro e mais longo estágio, geralmente levando muito mais tempo do que a intensa experiência do segundo estágio. A terceira fase é muitas vezes um desfoco, toda a atenção é colocada sobre o novo bebê e não sobre o que está acontecendo com o corpo da mãe.

Pré-parto

Nas últimas semanas de sua gravidez, antes que seu bebê esteja pronto para nascer, os hormônios ativarão seu corpo para que você comece a se preparar para dar à luz.

As experiências de parto e pré-parto serão diferentes para cada mulher, no entanto, aqui estão alguns sinais de que o parto pode começar nos próximos dias ou nas próximas semanas. Esses sinais podem ocorrer em qualquer ordem por algumas semanas, dias ou até horas, então você pode não as perceber.

O compromisso (também chamado de "aligeiramento")

Antes do início do parto, seu bebê vai se acomodar profundamente na pélvis, aliviando a azia e a pressão nos pulmões, de modo que a respiração será mais fácil.

No entanto, o bebê vai empurrar a bexiga pelo qual é possível que você sinta que precisa urinar com mais frequência. O aumento da pressão sobre os nervos nas proximidades e os vasos sanguíneos muitas vezes causa cãibras nas pernas e inchaço nos pés e nos tornozelos. Mantenha suas pernas elevadas o máximo possível e descanse no lado esquerdo para ajudar a reduzir o inchaço nos pés.

A equipe médica avalia o espaço que a cabeça do bebê ocupa colocando o topo da cabeça em relação a duas projeções ósseas no centro da pelve. A parte plana da pelve é chamada de estação zero e quando a cabeça do bebê está dois centímetros acima desse nível, é chamada de estação zero menos dois e, se for um centímetro abaixo desse nível, é chamada de estação zero mais um.

O que acontece quando o bebê está de cabeça para baixo? Saiba mais sobre a versão cefálica externa.

Aninhamento / explosão de energia

No final da gravidez, haverá dias em que você se sentirá tão desconfortável e inchada que não vai querer sair da sua casa. No entanto, você pode acordar uma manhã com um forte desejo de limpar, cozinhar e fazer brilhar os talheres. Tente considerar seu corpo, você vai precisar de toda essa energia extra durante o trabalho de parto, então não se desgaste esfregando pisos antes de ter um bebê.

Perda de peso

Algumas mulheres podem perder até 500g diários antes do nascimento devido a alterações hormonais que reduzem a retenção de líquidos.

Dor nas costas

Algumas mulheres relatam uma dor rítmica nas costas que as fez sentir irritadas e inquietas.

Sintomas do período

Sentimentos semelhantes aos que você pode experimentar pouco antes da menstruação são comuns antes do parto, como irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres também experimentam diarréia.

Show de sangue

O colo do útero é selado durante a gravidez com uma tampa de uma substância pegajosa que pode desprender-se quando o colo do útero começa a relaxar-se e a dilatar-se. Isso pode acontecer uma semana antes do nascimento ou até no momento do parto. A tampa geralmente é manchada com sangue rosa ou marrom e é chamada de "show".

Contrações de "prática" (também chamado Braxton Hicks)

Nas semanas antes do parto, seu útero vai treinar para a maratona que vem, começando por uma série de contrações fracas que você nem sequer sente, geralmente durando cerca de 30 segundos e indo e vindo em intervalos irregulares. Você pode experimentar a dor do período e sentir um aperto através do abdômen.

Para algumas mulheres, essas contrações podem ser muito dolorosas e podem até mesmo mantê-las acordadas à noite, então esta é uma ótima oportunidade para começar a praticar as técnicas de relaxamento aprendidas em aulas pré-natais e se preparar para o real.

À medida que a data de nascimento planejada se aproxima (o bebê raramente nascerá nesta data), a prática de contrações frequentemente ocorre com mais frequência e torna-se mais forte, ao ponto que você se pergunta: são estas as contrações reais?

Isso é chamado de "trabalho falso" e muitas mulheres grávidas apareceram no hospital, no meio da noite, pensando que estão em trabalho real, apenas para serem enviadas de volta para casa à espera.

Se você não tem certeza se você está no parto real, imprima nossa agenda de contrações, pegue um lápis e um relógio e comece a gravar suas contrações. Quão separadas elas estão e quanto tempo elas duraram?

Geralmente, as contrações de prática não têm um padrão regular e muitas vezes desaparecem se você se levanta ou se move. As verdadeiras contrações se tornarão progressivamente mais fortes e começarão a formar um padrão regular.

Se você não tem certeza, ligue para o seu médico ou hospital local para obter conselhos. Pode ser um alarme falso ou você pode estar no estágio inicial do parto.

Parto de múltiplos

O parto de múltiplos é mais complexo que o de um só bebê. Entretanto, se a gravidez for controlada de forma sistemática por médicos especializados, a maioria das possíveis complicações pode ser previstas.

A forma em que o parto será realizado depende de vários fatores, tais como a quantidade de bebês que vai nascer, a posição em que eles se encontram, a idade gestacional e o estado de saúde da mãe e dos seus bebês.

  • Um parto múltiplo é atendido por uma equipe médica mais numerosa que um parto único, por isso o mais provável é que ele ocorra no na sala de cirurgia, e não na sala de parto. Nesse local os médicos contam com todo o necessário para atender qualquer imprevisto que possa acontecer.
  • Em partos múltiplos costumam participar, além do obstetra, um anestesista e um neonatologista, que examina os bebês no momento do nascimento.
  • Um dado importante é que, quando se espera mais de um bebê, não é aconselhável planejar um parto domiciliar.
  • É provável que durante o parto você fique conectada a um monitor fetal, que auxilia o médico a controlar o progresso de cada bebê.
  • Em uma gestação de gêmeos, no geral, os bebês são menores e pesam menos do que um bebê que não teve que compartilhar o espaço do útero e isso facilita o seu nascimento via parto vaginal. O intervalo entre o nascimento de um bebê e outro em um parto normal é inferior a uma hora. Caso a cesária seja necessária, os bebês nascerão em intervalos de poucos minutos.
  • Um terço dos partos de gestações de múltiplos acontece de forma prematura. Se o parto se adianta, os bebês serão controlados detalhadamente para detectar possíveis sinais de sofrimento. Alguns bebês prematuros necessitam ser levados de imediato a unidade de cuidados intensivos para receber cuidados especiais.