O sono do bebê recém-nascido e suas duas fases

O sono do bebê recém-nascido e suas duas fases

Como é o descanso do bebê? Quando dorme e com que frequência acorda? O sono do pequeno parece uma questão difícil, mas não é. Se entendermos as características desse sono, vamos nos dar conta de que se trata de algo lindo.

Um dos segredos para conhecer o seu bebê e também para o ajudar a conciliar o sono, é mergulhando nos seus mistérios. Do mesmo modo que nós adultos temos diferentes formas de dormir, os bebês também apresentam suas particularidades, embora existam características comuns.

Se prestar atenção no sono do seu filhinho, você se dará conta que ele tem uma maneira própria de dormir. Não é apenas porque dorme muitas vezes ao dia e nem porque cada sono dura em média três horas, mas sim devido ao que faz ou deixa de fazer enquanto dorme. Os recém-nascidos têm duas fases de sono: o sono profundo e o sono ligeiro.

Fase 1: o sono profundo

 No sono profundo, o bebê tem uma respiração regular e profunda. Sua postura na cama é de entrega total, o seu corpinho fica relaxado e, geralmente, tem as mãos abertas, a feição tranquila e sorridente. Despertá-lo nesta fase do sono é altamente incômodo para o bebê, o qual se sente jogado da cama.

Fase 2: o sono ligeiro

A fase do sono ligeiro é muito fácil de reconhecer, pois embora os olhos estejam fechados, se você prestar atenção, vai detectar movimentos rápidos do globo ocular abaixo das pálpebras. Outros sinais de que está nesta fase são as mãos fechadas, a testa franzida, move-se um pouco e sua respiração é irregular. Se precisar acordá-lo que seja quando ele esteja em sono ligeiro, já que o despertar será menos traumático.

A pergunta agora é como despertar o bebê sem que chore. Já percebeu como ele estremece ao ser acordado com barulho? Por isso, é aconselhável usar a voz baixa e movimentos lentos para que o despertar não seja um tormento, e sim um instante tão prazeroso quanto dormir.

 

Compreendendo o sono do bebê recém-nascido

O seu bebê está numa fase em que as mudanças ocorrem em tal velocidade que não pode ser comparada a nenhuma outra etapa da sua vida. Nem mesmo na adolescência crescerá e mudará com tamanha rapidez. Não se esqueça de que até pouco tempo vivia num lugar aconchegante e seguro, diferente de dormir num berço, que embora possa ser muito bonito, não é tão confortável quando a sua barriga.

O sono dos bebês não é igual ao dos adultos

Para ajudá-lo a dormir, é importante ter em mente alguns dados sobre é o sono dos bebês, principalmente porque têm um sono bastante diferente dos adultos e, às vezes, têm hábitos extremamente opostos.

Por exemplo, enquanto os grandes destinam 8 horas para descansar, os bebês reservam esta mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 16 horas são usadas para dormir, despertando a cada três horas para poder se alimentar.

Assim sendo, não é possível que os bebês recém-nascidos se adequem rapidamente aos nossos costumes. É mais fácil que o papai e a mamãe entendam que o modo como concebiam o descanso terá que mudar totalmente, pelo menos durante estes primeiros meses.

Aos três meses: criando hábitos

A partir dos três meses, os bebês começam a se adaptar e a ter períodos de sono – umas seis horas – mais prologandos pela noite. Você irá perceber porque nesta fase, o pequeno passa a ficar mais tempo acordado durante o dia. Desse modo, se suas intenções é criar hábitos de sono em seu filhinho, é recomendável esperar até o primeiro trimestre.

Enquanto você se acostuma a este novo caos que são as noites com um recém-nascido, pode aproveitar para intercambiar aprendizados. Enquanto aprende as características do sono do seu bebê, ele irá se adaptando a este novo mundo que você o apresenta.