O chá de bebê

O chá de bebê

À medida que o nascimento do bebê se aproxima, você pensa cada vez mais em deixar tudo pronto para recebê-lo. É nesta época que se organiza o chá de bebê.

Com certeza a organizadora se ocupará deste tema, mas é recomendável que você também participe das decisões.

Vantagens e desvantagens de um salão de festas

  • Se suas amigas estão organizando o seu chá de bebê e você não tem tempo para participar de tudo, talvez seja uma boa ideia juntar dinheiro entre todas e alugar um local que, inclusive, já ofereça a decoração e o buffet. Fazer a reunião em um salão eliminará a necessidade de organizar tudo para a festa e limpar tudo depois. Você ficará tranquila, pois haverá uma equipe assistindo os convidades, seja servindo ou indicando onde é o banheiro. Detalhes que parecem pequenos, porém, se for você a encarregada de fazê-los, não aproveitará a festa plenamente.
  • Como desvantagem, temos que considerar o custo e talvez também a sensação de maior formalidade que implica uma festa em um salão.

Vantagens e desvantagens da casa

  • A principal vantagem de fazer a reunião em casa é o baixo custo e a sensação mais “pessoal” da celebração. Em sua casa, você terá suas coisas, suas fotos pessoais, e os seus convidados poderão ver como você esta preparando o quartinho do bebê.
  • A desvantagem é que você terá que se encarregar de preparar a casa para a festa, o que geralmente demanda bastante trabalho. E depois da festa alguém vai ter que limpar e organizar tudo!

O lugar para o chá de bebê

Para tomar sua decisão, talvez seja conveniente considerar a quantidade de convidados. Se não forem muitos, e você ainda contar com a ajuda de outros organizadores, a casa pode ser a opção correta. Se não, o salão pode ser necessário.

Cuidado com a chuva

É importante planejar o dia e a hora do evento. Se for no verão e mais à noite, você pode escolher um lugar ao ar livre como um sitio ou alguma casa com jardim: seus convidados desfrutarão do verde e da liberdade de estar em um lugar mais aberto. Para que os mosquitos não estraguem a tarde, podem colocar velas repelentes, que além de espantar os insetos, também deixam a decoração mais bonita.

Também tem que considerar a possibilidade de chuva para que isso não atrapalhe a festa. Você pode buscar uma opção de espaço coberto e confortável para todos os convidados.

O lugar da reunião é muito importante, pois é o contexto em que ela se desenvolverá. Que seja confortável, quente e espaçoso, para que os convidados se sintam em casa!

Veja algumas dicas para não deixar ninguém de fora da lista de convidados do seu Chá de Bebê

A lista de convidados é fundamental para que o seu chá de bebê aconteça da forma como você o imagina. É importante que estejam presentes todas as pessoas com as quais você quer celebrar a chegada do seu bebê.

Somente mulheres ou homens também?

Tradicionalmente, o chá de bebê é uma festa de mulheres, e a maioria prefere manter dessa forma. No entanto, é cada vez mais frequente que algumas reuniões sejam mistas. Sinta-se totalmente livre para sugerir qual é a sua preferência. Para tomar sua decisão, considere se atualmente você sai mais com casais: se sim, será natural convidar todos, caso contrário, provavelmente os homens se sentirão desconfortáveis.

Fazendo a lista

No que diz respeito aos convidados, as pessoas que organizarão seu chá de bebê necessitarão de sua colaboração. Sugerimos que você monte uma lista com todos os convidados, detalhando endereços, emails e telefones. Também pode ser muito útil que aponte as pessoas que se conhecem e aquelas pessoas ou casais que não conhecem ninguém no grupo. Este detalhe pode ajudar a organizadora na hora de criar os jogos ou pensar nas surpresas. Se o grupo já se conhece, será muito mais fácil quebrar o gelo e as pessoas terão menos vergonha no momento de participar das atividades.

Uma vez que você tenha a lista de convidados, é conveniente que a revise mais de uma vez para não se esquecer de ninguém. Isto permitirá a organizadora contatá-los com facilidade e pensar no espaço que necessitará e no estilo de reunião mais adequado ao grupo.